164º Aniversário

O Montepio Rainha Dona Leonor – Associação Mutualista é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), considerada de Utilidade pública e agraciada pelo Sr. Presidente da República em 1960 com a Comenda da Ordem da Benemerência, cuja origem remonta a uma reunião em 11 de março de 1860, em que um conjunto de caldenses decidiu fundar um “Monte Pio”, para poder assegurar assistência médica aos seus sócios, além de outros apoios, contando assim com 164 anos de existência.

Sendo uma das Instituições mais antigas da cidade de Caldas da Rainha e da região Oeste, tem ao longo da sua existência desenvolvido ação altamente meritória aos seus associados e à população em geral, tendo nos últimos 50 anos tido um papel determinante na área da saúde e do apoio social, o que lhe permitiu assegurar a sua longevidade e um significativo número de associados, visto contar atualmente com cerca de 7.000 (sete mil) numa população de 50.000 (cinquenta mil) residentes no Concelho.

O objetivo inicial dos mutualistas fundadores de apoiar os mais necessitados e que mostravam maiores dificuldades em conseguir condições de vida dignas sempre se manteve no espírito da organização e assim foi criado em 1995 o Lar (ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), a que foi dado o nome do grande impulsionador do desenvolvimento clínico do Montepio, sendo designado Lar Residencial Dr. Ernesto Moreira, e no qual se instalou igualmente um Centro de Dia que pode receber até 10 utentes.

Esta estrutura com 60 camas permite apoiar um número já significativo de pessoas idosas que na região de Caldas da Rainha constituem no grupo etário superior aos 65 anos mais de 20% da população residente. Esta unidade contratualizada com a Segurança Social fornece serviços completos que vão desde animação, fisioterapia, acompanhamento médico, terapia ocupacional, etc.

 

Não satisfeita com esta criação a associação manteve o seu foco de tentar suprir as faltas de apoio dirigidas a este grupo etário e logo que lhe foi possível criou em 2011 um Condomínio Residencial Para Idosos com 96 apartamentos e tipologias T0 e T1, no qual assegura o funcionamento de um serviço de apoio domiciliário, de referência.

Nesta estrutura, os residentes podem subscrever um amplo conjunto de serviços de apoio, que vai desde a alimentação, aos cuidados de higiene, de limpeza da residência, de apoio médico, de enfermagem, de fisioterapia, etc, conforme as suas necessidades e dispondo assim de um contínuo acompanhamento individualizado, suprindo todas as suas necessidades.

Atualmente foi criada uma sala Snoezelen de maneira a que possamos contribuir para melhorar o bem estar dos nossos idosos e igualmente colaborar na recuperação de muitas situações clínicas em que esta técnica demonstra capacidades de intervenção, em especial na infância. Esta sala que inicialmente será destinada para apoio interno ficará também disponível para a comunidade em geral.

Os associados são a força desta Instituição e tem sido a sua razão de ser ao longo da toda a existência, defendendo a atual Administração que o alargar da base de associados através da criação de melhores e mais benefícios é fundamental. No global deverá ser o objetivo major a alcançar, de forma a que a sua relação com a comunidade em geral possa ser tão forte que crie a dinâmica necessária para ultrapassar sem dificuldade os desafios que o futuro certamente lhe trará, no curto e longo prazos.

 

No imediato os “novos projetos” que afinal se traduzem em ideias já com vários anos, mas que só agora estão a ser concretizadas, como a edificação de uma nova clínica com condições para aumentar o atendimento, com condições modernas, novas técnicas e capacidade para olhar o futuro com confiança, está a ser materializada tendo sido já obtida a aprovação do projeto de arquitetura pela Câmara Municipal, assim como a devida aprovação na Autoridade de Saúde, encontrando-se presentemente a serem desenvolvidos os respetivos projetos de especialidade de forma a que possamos dar início à sua materialização.

Com esta obra o Montepio Rainha D. Leonor poderá continuar a perpetuar a sua ação no futuro e garantir os benefícios aos seus associados, assim como a apoiar a comunidade em geral.

 

Em linha com o que acabámos de referir encontra-se igualmente a Associação a dar os primeiros passos no lançamento de um novo projeto de residências assistidas, que certamente irá responder de forma muito assertiva às necessidades sentidas pela comunidade.

 

Todos os projetos em curso nestes últimos 3 anos resultam do trajeto de modernização e atualização da Instituição que tem estado em acelerada fase de implementação, de forma a que possa responder aos desafios do futuro e que se têm traduzido na modernização de processos através da digitalização de todos os setores, nomeadamente da área clínica, financeira e de pessoal, com a sua inter-comunicabilidade permitindo assim melhorar a produtividade por colaborador e simplificar processos.

 

Este caminho já permitiu fazer do Montepio Rainha Dona Leonor um exemplo de esforço de organização rumo ao futuro e pertencer a grupos de discussão internacionais, assim como ser voz ativa em organizações de acompanhamento junto da comunidade europeia.

 

Dr. Francisco José Rita

Presidente Conselho de Administração

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Em Destaque

Artigos Relacionados

164º Aniversário

O Montepio Rainha Dona Leonor – Associação Mutualista é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), considerada de Utilidade pública e agraciada pelo Sr. Presidente da República em 1960 com

As atividades socio-ocupacionais

As atividades socio-ocupacionais têm um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e social das pessoas mais velhas institucionalizadas, uma vez que promovem a sua autonomia, funcionalidade, bem-estar e qualidade de vida. 

A Reumatologia nas Caldas da Rainha

A história de Caldas da Rainha está intimamente ligada à Reumatologia desde a sua fundação. Em 1484 a rainha D. Leonor ia de viagem entre Óbidos e a Batalha quando

Leguminosas

As Nações Unidas assinalou, no passado dia 10 de Fevereiro, o Dia Mundial das Leguminosas. As leguminosas são grãos/sementes que se dividem em leguminosas frescas como por exemplo, as ervilhas