Leguminosas

As Nações Unidas assinalou, no passado dia 10 de Fevereiro, o Dia Mundial das Leguminosas.

As leguminosas são grãos/sementes que se dividem em leguminosas frescas como por exemplo, as ervilhas ou as  favas; e em leguminosas secas, destacando-se o feijão (por exemplo: feijão-frade, feijão-vermelho, feijão-preto), grão de bico, soja, lentilhas e tremoço.

São uma excelente fonte de proteína vegetal de grande valor nutricional, com aminoácidos essenciais (não são produzidos pelo nosso organismo, pelo que é necessário adquiri-los na nossa alimentação), hidratos de carbono complexos, ricos em fibra e em minerais, tais como: o potássio, ferro, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B.

As suas propriedades detêm diversos benefícios para a saúde, sendo que ajudam a regular o trânsito intestinal, contribuem para a sensação de saciedade, fornecimento de energia, diminuição da absorção do colesterol e manutenção de níveis estáveis da glicémia (devido aos hidratos de carbono complexos).

Com o envelhecimento e com a diminuição da digestabilidade, as leguminosas podem provocar distúrbios gastrointestinais resultantes da dificuldade na digestão da mesmas. No entanto existem algumas “técnicas” que ajudam na digestão das mesmas, passando pela alteração da sua consistência, como “picar” ou triturar.

A roda dos alimentos portuguesa recomenda o consumo diário de 1 a 2 porções. Uma porção corresponde a 1 colher de sopa de leguminosas secas cruas→ 25 g, ou 3 colheres de sopa de leguminosas frescas cruas→ 80 g, ou 3 colheres de sopa de leguminosas frescas/secas cozinhadas → 80 g.

Ricardo Rebelo (CP:4989N)

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Em Destaque

Artigos Relacionados

164º Aniversário

O Montepio Rainha Dona Leonor – Associação Mutualista é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), considerada de Utilidade pública e agraciada pelo Sr. Presidente da República em 1960 com

As atividades socio-ocupacionais

As atividades socio-ocupacionais têm um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e social das pessoas mais velhas institucionalizadas, uma vez que promovem a sua autonomia, funcionalidade, bem-estar e qualidade de vida. 

A Reumatologia nas Caldas da Rainha

A história de Caldas da Rainha está intimamente ligada à Reumatologia desde a sua fundação. Em 1484 a rainha D. Leonor ia de viagem entre Óbidos e a Batalha quando

Leguminosas

As Nações Unidas assinalou, no passado dia 10 de Fevereiro, o Dia Mundial das Leguminosas. As leguminosas são grãos/sementes que se dividem em leguminosas frescas como por exemplo, as ervilhas