A história de Caldas da Rainha está intimamente ligada à Reumatologia desde a sua fundação.
Em 1484 a rainha D. Leonor ia de viagem entre Óbidos e a Batalha quando passou por uma povoação onde as pessoas tomavam banho em águas de odor intenso. Ao ouvir que as águas tinham capacidades curativas, a rainha provou as águas e reza a história que terá ficado curada. Deste modo, por decreto real fundou no local um hospital termal, o que levaria à fixação de uma pequena povoação. Com o crescimento do termalismo, em particular aqueles que iam tratar o seu “reumatismo” (termo obsoleto para definir a patologia músculo-esquelética), ao longo dos séculos a povoação cresceria até dar origem à cidade das Caldas da Rainha. A Rainha Dona Leonor é a “padroeira” da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, e dá o nome a uma das principais instituições de saúde da cidade, a Clínica Montepio Rainha Dona Leonor.
Paradoxalmente a região do Oeste, e em particular Caldas da Rainha, um dos berços da Reumatologia em Portugal, sofre uma forte carência no acesso à especialidade de Reumatologia.
O que é a Reumatologia?
A Reumatologia é a especialidade médica que diagnostica e trata as doenças (não traumáticas) que envolvem, tendencialmente, o sistema músculo-esquelético (ossos, articulações, músculos e tendões).
Mais de metade dos portugueses sofre de pelo menos uma doença reumática, e estas são a primeira causa de incapacidade laboral.
O sintoma mais importante na reumatologia é a dor. Esta é frequentemente, acompanhada de rigidez, calor, tumefação e perda de função. Outros órgãos também podem ser atingidos, como o coração, o rim, o pulmão, o sistema nervoso, o aparelho digestivo, o olho e a pele.
Existem mais de 200 doenças reumáticas. Não existe um exame universal nem nenhum pacote de análises específicas para o diagnóstico em reumatologia, pelo que, em caso de dúvida, é essencial consultar o Reumatologista que irá realizar um estudo clínico completo dirigido para cada situação.
A reumatologia abrange doenças tais como:
-
- Doenças inflamatórias sistémicas (onde há desregulação da imunidade); artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistémico, síndrome de Sjögren, esclerose sistémica, espondiloartrite (espondilite anquilosante), doença de Behçet, artrite psoriática, sarcoidose e vasculites, entre outras;
-
- Doenças degenerativas das articulações, incluindo da coluna vertebral (osteoartrose);
-
- Doenças ósseas metabólicas, como a osteoporose, a doença óssea de Paget, a osteomalacia e o raquitismo;
-
- Doenças articulares microcristalinas; como gota e outras doenças mediadas pela deposição de cristais;
-
- Patologia periarticular (das estruturas à volta das articulações), como entesites, tendinites, tendinoses, tenossinovites e bursites;
-
- Fibromialgia, caracterizada por dor generalizada, fadiga constante e dificuldade na concentração e memória. Bem como outros síndromes de dor generalizada.
A Reumatologia no Montepio Rainha Dona Leonor
O Montepio RDL, mais uma vez, marcará a diferença na cidade com a instalação de uma unidade de Reumatologia de forma a dar resposta à região do Oeste.
A unidade de excelência tem como foco a abordagem das doenças reumáticas e da dor músculo-esquelética. Esta conta com diversas especialidades, nomeadamente Reumatologia bem como o apoio próximo da Medicina Interna, Medicina Física e de Reabilitação, Ortopedia, Dermatologia e Oftalmologia.
As principais valências desta unidade são:
-
- Consulta de Reumatologia: onde é feita a avaliação, diagnóstico e terapêutica das diversas doenças reumáticas já referidas;
-
- Consulta de Osteoporose: a osteoporose é uma doença silenciosa com consequências graves. A mortalidade da fratura do colo do fémur ronda os 25% após 2 anos. O Montepio RDL criou uma consulta multidisciplinar de osteoporose (semelhante ao modelo internacional de fracture liaison) destinado à abordagem precoce desta doença silenciosa;
-
- Consulta de técnicas e diagnóstico ecográfico: nesta consulta o utente poderá realizar exames com finalidade de diagnóstico e terapêutica (para alívio da dor). Destaca-se a Ecografia músculo-esquelética, uma ferramenta essencial para o diagnóstico, esclarecimento e seguimento de casos desafiantes.
-
- Internamento: onde com o apoio multidisciplinar é possível gerir casos mais complexos e desafiantes;
-
- Hospital de Dia: onde é possível a administração e monitorização de fármacos parentéricos (administrados sob a forma de injeção na veia, por via muscular ou subcutânea), sem necessidade de internamento (o utente entra e sai no mesmo dia);
-
- Acesso à prescrição de terapêuticas inovadoras; Como os fármacos biológicos (bDMARD) e sintéticos (tsDMARD) que vieram revolucionar radicalmente o prognóstico das doenças reumáticas nos últimos anos.
ARTIGO JORNAL DAS CALDAS
REFERENCIAS:
Serra, João B. (1995). Introdução à história das Caldas da Rainha 2a ed. Caldas da Rainha: Património Histórico, Grupo de Estudos. ISBN 972-8154-06-2
ossosfortes.pt
spreumatologia.pt/
A equipa de Reumatologia é constituída pelo Dr. Santiago Rodrigues Manica e Dr. Luís Gaião . Também trabalham em articulação com diversos colegas de outras especialidades no Montepio Rainha D. Leonor.
Dr. Santiago Rodrigues Manica – Médico Reumatologista (formado no CHLO, Lisboa) e Investigador na NOVA Medical School. Experiência profissional na Alemanha. Pós-graduação em Investigação Clínica pela Harvard Medical School.
Dr. Luís Manuel Bravo Gaião – Médico licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa com Especialidade em Reumatologia e Grau de Consultor na mesma especialidade.
Técnicas/Consultas disponíveis:
#Consulta de Reumatologia; #Consulta de Osteoporose; #Consulta de Técnicas e Diagnóstico Ecográfico; Técnicas #Ecografia musculo-esquelética; #Infiltração convencional; #Infiltração ecoguiada; #Viscosuplementação; #Capilaroscopia;