As atividades socio-ocupacionais têm um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e social das pessoas mais velhas institucionalizadas, uma vez que promovem a sua autonomia, funcionalidade, bem-estar e qualidade de vida.
Ao longo do mês de fevereiro, foram realizadas diversas atividades com base em temáticas lúdicas e comemoração de datas/épocas festivas, como foi o caso do Dia da Amizade e do Carnaval. As atividades desenvolvidas vão ao encontro das necessidades e das potencialidades dos utentes, bem como dos seus gostos e preferências. Deste modo, as atividades desenvolvidas variam nas diversas valências, encontrando um ponto de equilíbrio e ligação em cada uma delas, elaborando assim atividades conjuntas e em separado.
A nível conjunto, no mês de fevereiro, o Centro de Apoio aos Idosos Doutor Ernesto Moreira – CAI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas – ERPI) e o Condomínio Residencial Montepio Rainha Dona Leonor (Serviço de Apoio ao Domicílio), porporcionaram aos utentes uma saída ao exterior, nomeadamente ao Centro Comercial La Vie com o intuito de assinalar o Dia Internacional da Rádio (13 de fevereiro) onde foi possível assistir a uma emissão de rádio em direto e ainda visitar algumas lojas do shopping. Comemorou-se ainda o Carnval, onde foram elaborados fatos carnavalescos com o tema “O Bordalo Pinheiro”, caracterizando assim os utentes de “Zé Povinho” e “Ama das Caldas”, com a colaboração dos Animadores Socioculturais, utentes e demais colaboradores institucionais.
No CAI, celebrou-se ainda no dia 14 de fevereiro, o Dia da Amizade , também conhecido como o Dia de São Valentim, através de um ateliê culinário que consistiu na confecção de bolachas com pepitas de chocolate, com o apoio do Nutricionista Ricardo Rebelo. Ainda sobre esta temática, decorreu durante os dias 9, 10 e 13 de fevereiro workshops lúdicos com o intuito de realizar postais alusivos ao tema. Ao longo do mês, os utentes tiveram ainda oportunidade de participar em ateliês de poesia, sessões de cinema, sessões individuais e grupais de estimulação cognitiva e multissensorial com recurso à música.
Já no Condomínio Residencial, os utentes tiveram oportunidade de assistir a tardes musicais porporcionadas pelo grupo “WANOUCH”, que intrepretam maioritariamente músicas em língua inglesa, uma vez que há utentes que apenas dominam a língua inglesa, bem como pelo Coro “Os Cana Rachada”, dinamizado pela Animadora Marjolijn Hageman e pelo Fisioterapeuta Paulo Sousa. Para além das atividades já mencionadas, os utentes assitiram durante o mês de fevereiro a palestras orientadas pelas estagiárias do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Técnica e Empresarial do Oeste, no âmbito da lavagem das mãos e das emoções, bem como de workshops de pintura acrílica, recolha de histórias de vida e tarde musical com o Coro da Universidade Sénior de Caldas da Rainha – “Musicando”, dinamizadas pela Estagiária do Curso Profissional de Animação Sociocultural da Escola Técnica e Empresarial do Oeste. Os utentes contam ainda com a presença do Diácono Romero, uma vez por mês e, com aulas semanais de Neuroyoga, dinamizadas às 2ª feiras, pela Professora Anabela Val-Flores.